Exposição Virtual Exposição Virtual

Tempo de colheita

Com o Dr. Evandro Lins e Silva durante cerimônia de premiação do Prêmio Machado de Assis na ABL em 2001

Com o Dr. Evandro Lins e Silva durante cerimônia de premiação do Prêmio Machado de Assis na ABL em 2001

Os últimos anos  têm sido uma espécie de tempo de colheita, depois de décadas plantando.

Em 2003 entrei para a Academia Brasileira de Letras, na vaga de Evandro Lins e Silva – a primeira vez que  foi eleito para a ABL um autor com obra significativa para o público infantil. O meu discurso de posse está disponível (num arquivo em formato PDF) para quem quiser ler. Em pouco tempo eu estava fazendo parte da diretoria da instituição, da qual fui secretária geral de 2009 a 2011 e presidente  em 2012 e 2013.

Na cerimônia de posse na ABL

Na cerimônia de posse na ABL

Por um lado, essas novas responsabilidades me tomaram muito tempo e atrapalharam minha dedicação à escrita. Mas também me propiciaram a oportunidade de ser útil no apoio a programas sociais de incentivo à leitura de literatura e a bibliotecas. Pude multiplicar de maneira mais eficiente as ações que já vinha desenvolvendo isoladamente nessas áreas, com escolas, hospitais, feiras. Com o respaldo da Academia, realizei um sonho: um projeto para formação de auxiliares de biblioteca em comunidades recém-pacificadas no Rio de Janeiro . Pude promover encontros de leitores e escritores em toda parte. Acho justo que todas as pessoas possam ter acesso a tudo o que a leitura pode nos trazer.

Também foi possível adotar uma linha de ação internacional  na divulgação da literatura brasileira. Isso é uma coisa que eu sempre tinha feito, individualmente, desde os anos 1970, em reuniões, conferências e mesas-redondas pelo mundo afora  Mas na ABL foi possível institucionalizar esses projetos, por meio de convênios com universidades estrangeiras, que passaram a estudar nossos autores e publicar trabalhos sobre eles.

Visitando uma escola

Visitando uma escola

Acadêmica ou não, continuo muito dedicada às questões de incentivo à leitura. E muito interessada em ler e escrever.  Tenho novos prêmios para conjunto de obra : entre outros, o Príncipe Claus da Holanda, o Iberoamericano de Literatura Infantil, o de Cultura do Rio de Janeiro, o da UBE, vieram se juntar a meus três Jabutis. Meus leitores crescem, se espalham, se multiplicam por toda parte, o que me enche de alegria. Cada vez mais meus livros são traduzidos em outras línguas e já estão em 25 países.  Tanto os infantis quanto os romances e ensaios. São bem recebidos pela crítica e pelos leitores. Só posso ficar contente e agradecida. Afinal, é para o leitor que um autor escreve. Só quando alguém lê é que o livro se completa.

Anterior

Ir para Biografia

Busca por livros

Use o campo abaixo e depois clique em um dos livros sugeridos